Provavelmente já viu os seus amigos que praticam yoga e meditação a usar colares com contas e perguntou-se o que é um Japa Mala? Mala é no sentido mais básico uma linha de contas usadas na meditação, cantar mantras, orações ou intenções. Mala é uma palavra em sânscrito que significa guirlanda. O Mala é uma sequência de contas de meditação ou de oração e são ferramentas antigas que foram desenvolvidas para manter a mente concentrada e limpa de pensamentos. Um Mala completo contém 108 contas, mais uma conta de Guru, seguido de uma Shakti. Geralmente, um Mala de 108 contas é longo o suficiente para ser usada como colar. O Mala também pode conter também 54 contas, ou como um Mala de pulso com 27 contas ​​para ser usada como pulseira. O Guru (professor) geralmente é maior que as outras contas de mantra contadas e fornece um ponto inicial e final para contar as repetições do mantra. Uma borla, chamada Shakti é conectada ao final do cordão Guru para terminar a Mala com um nó final. As contas do Mala também são chamadas de contas de mantra, contas de meditação, rosários hindus ou contas de oração budistas.

PORQUÊ 108 CONTAS?

O número 108 tem um significado muito poderoso na ciência e na espiritualidade da Índia. Existem 108 letras no alfabeto sânscrito! Os matemáticos védicos mediram o diâmetro do Sol em 108 vezes maior que o diâmetro da Terra, mediram a distância entre o Sol e a Terra em 108 vezes o diâmetro do Sol. Na tradição iogue, encontramos 108 textos sagrados dos Upanishads, 108 locais sagrados sagrados na Índia e 108 pontos de marma (semelhantes à acupuntura) no corpo. Na tradição do bhakti yoga, são contadas 108 gopis dançando com Krishna em Vrindavan, e existem 108 nomes de Deus. No yoga tântrico, 108 linhas de energia são descritas por todo o corpo e todas convergem e se conectam no chakra do coração.

DE QUE É FEITO O JAPA MALA?

O Mala pode ser feito de muitos materiais diferentes. Os tipos mais comuns de contas usados são madeira, sementes ou pedras semipreciosas. Dependendo do material utilizado, as propriedades das contas terão certos efeitos energéticos. Diferentes práticas espirituais e tradições religiosas historicamente têm usado contas de um material específico. Na Índia, os Malas são feitas principalmente de sementes de sândalo, tulsi e rudraksha. No Nepal e no Tibete, a maioria dos Malas é feita de sementes de bodhi, sementes de lótus e ossos.

AS CONTAS

As contas de um Mala têm geralmente entre 6 mm e 10 mm, sendo 8 mm as mais comuns. Contas maiores serão mais fáceis de contar e praticar japa, mas tornarão o Mala mais longo e pesado. As contas Mala também podem conter contas espaçadoras de metal finas que são usadas para decoração e não devem ser contadas. A conta do Guru pode ter o mesmo tamanho das contas de contagem ou pode ser maior para se destacar mais. A Shakti é tipicamente feita do mesmo tipo de material que os cordões de contagem e representa Mãe Divina.

O CORDÃO E A SHAKTI

A borla ou Shakti de um Mala geralmente é feita de algodão ou seda. É típico encontrar Malas amarrados com fio de algodão ou nylon. As contas do Mala da Índia geralmente têm nós entre cada conta, enquanto os Malas do Tibete, Nepal e China não estão atadas entre as contas.

OS BENEFÍCIOS DO JAPA MALA

As contas do Mala têm sido usadas em tantas tradições espirituais por tanto tempo, porque as mesmas têm muitos benefícios poderosos para o corpo, a mente e o espírito. Alguns dos oito benefícios abaixo são universais para todos os tipos de oração ou contagem de contas, mas vários desses benefícios são específicos para as contas do Mala. 1. Aumenta o foco durante a meditação do mantra. 2. Uma ferramenta eficiente e prática para contar mantras. 3. Uma maneira fácil de acompanhar o número de mantras recitados. 4. O contato físico com contas de oração transmite seus poderes inerentes à cura. 5. Uma vez que o Mala está habilitado, ele pode ser usado para uma cura ainda mais poderosa de si e dos outros. 6. Escolher um Mala para comprar pode ajudar no processo de determinação de objetivos, intenções e atividades espirituais.